MADUREIRA, NUNO LUÍS (1990) LISBOA: LUXO E DISTINÇÃO 1750-1830. LISBOA: EDITORIAL FRAGMENTOS. DE 27X22 CM. COM 115 PÁGS. ILUST. E.
Belíssimo estudo sobre os mecanismos de poder e as estratégias de distinção na sociedade Lisboeta dos finais do Antigo Regime.
Poder e distinção imersos no silêncio quotidiano, projectando-se exteriormente em fenómenos como o consumo, a hierarquia das aparências e as dinâmicas da cultura material. Mas é também um livro de imagens, um belo álbum. E nesta perspectiva, o texto tem a função de guião, cujo propósito é dar a ver uma selecção de documentos iconográficos, muito pouco conhecidos. História da vida quotidiana, história estrutural das coisas superficiais: os gestos, os lazeres, o bem-estar, o vestuário e o tempo morto do dia-a-dia.
Edição de cuidada execução gráfica, luxuosamente ilustrada a cores com grande número de estampas que reproduzem aspectos de luxo e distinção na Lisboa do século XVIII e XIX. Encadernação editorial com sobrecapa de resguardo estampada a cores.
Nota: sobrecapa com pequenas imperfeições e muito leve desgaste.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.