MEMÓRIA SOBRE AS COLONIAS DE PORTUGAL

42,40€

MEMÓRIA SOBRE AS COLONIAS DE PORTUGAL

42,40€

GAMA, ANTÓNIO DE SALDANHA DA (1839) MEMÓRIA SOBRE AS COLONIAS DE PORTUGAL SITUADAS NA COSTA OCIDENTAL D'AFRICA, […] PARIZ: TYP. DE CASIMIR. DE 21X13 XM. COM 112 PÁGS. E.

Com o subtítulo: «Memória sobre as colónias de Portugal situadas na Costa Ocidental d'Africa mandada ao governo pelo antigo governador e capitão general do reino de Angola António Saldanha da Gama em 1814, precedida de um discurso preliminar, augmentada de alguns additamentos e notas... pelo antigo Ajudante d'ordens d'aquelle Governador» (Luís Antônio d'Abreu e Lima, Visconde da Carreira).

O Discurso Preliminar ocupa as páginas 1 a 54 e é uma análise muito lúcida sobre atraso económico que em Portugal se verificava em meados do século XIX, quando comparado com outras nações europeias, nações que o Visconde bem conhecia. Esta obra apesar de reduzida extensão, contêm importantes informações sobre as possessões portuguesas da Costa Ocidental Africana e sobre o comércio de escravos.

É a primeira de duas edições, que segundo Inocêncio é de grande raridade. Saldanha da Gama, primeiro Conde de Porto Santo, fez imprimir no mesmo ano (1839) a «Memória…», sem o Discurso Preliminar, compondo-se de apenas 33 págs. Diz-nos o autor na abertura daquela que é a 2.ª edição: “(…) havendo-me acompanhado nesta expedição, Luiz António de Oliveira e Lima, hoje Visconde da Carreira, mais como amigo do que como Secretário, elle me ajudou na sua redação, e conservando em seu poder alguns apontamentos della, a imprimio em Pariz enriquecendo a com um Discurso Preliminar, e instructivas notas. O Visconde da Carreira poucos exemplares mandou para esta Cidade; (…)”.

Encadernação meia em “chagrin” com ferros a ouro na lombada; sem capas. [miolo com abundante acidez própria da fraca qualidade do papel; pastas da encadernação com defeitos].

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in