MODINHAS LUSO-BRASILEIRAS. TRANSCRIÇÃO E ESTUDO DE GERHARD DODERER. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 1984. DE 31X24 CM. COM XXIX, [11], 145, [5] PÁGS. ILUST. B.
“Apesar do lugar preponderante que as Modinhas ocuparam na vida musical portuguesa e brasileira dos sécs. XVIII e XIX, ainda não mereceram até agora, nenhum estudo aprofundado”. (…). A Modinha (diminutivo da moda = canção popular tradicional) apresenta-se como uma canção sentimental mais divulgada na vida portuguesa dos séculos XVIII e XIX, tendo encontrado no continente, até meados do séculos XIX, e no Brasil, até bem dentro do século XX, um especial apreço”. “As presentes Modinhas Luso-Brasileiras, têm especial importância por duas razões: primeiro porque proveem de uma época da qual muito poucas modinhas chegaram até nós; em segundo lugar, porque é esta colectânea de 55 «Modinhas Luso-Brasileiras», uma das primeira publicadas de novo em nossos dias”. Do Prefácio
Além do referido pelo autor, um dos musicólogos mais respeitados do século XX português, o trabalho é muito estimado porquanto o «estudo» introdutório é ainda hoje o mais completo que se fez sobre as Modinhas Luso-Brasileiras. Edição ilustrada com fac-símile de várias antigas partituras e com 55 «textos musicais». Inserido na colecção Portugaliae musica. Série B; XLIV.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.