NEGREIROS PORTUGUESES NA ROTA DAS ÍNDIAS DE CASTELA: 1541-1556.

13,78€

NEGREIROS PORTUGUESES NA ROTA DAS ÍNDIAS DE CASTELA: 1541-1556.

13,78€
1

VENTURA, MARIA DA GRAÇA A. MATEUS (1999) NEGREIROS PORTUGUESES NA ROTA DAS ÍNDIAS DE CASTELA: 1541-1556. LISBOA: EDS. COLIBRI: INSTITUTO DE CULTURA IBERO-ATLÂNTICA. DE 23X15 CM. COM 186, [6] PÁGS. B.

O estudo, resultado de uma dissertação de mestrado, é uma investigação histórica que explora a participação de mercadores portugueses no tráfico de escravos entre a África Ocidental (particularmente a região da Senegâmbia), Cabo Verde e as Índias Ocidentais espanholas durante o século XVI. A autora baseia-se em documentação de arquivos como a Casa da Contratação de Sevilha, o Arquivo Geral de Simancas e o Arquivo Geral das Índias para reconstruir as redes comerciais e as trajetórias de indivíduos envolvidos neste comércio.​

Entre os personagens destacados estão Gaspar de Torres e Manuel Caldeira, este último um cristão-novo que se tornou uma figura influente, ligando-se a Castela e à Índia através do comércio de pimenta e do tráfico de escravos. O livro também aborda as estratégias de ascensão social desses mercadores, como alianças matrimoniais e a constituição de morgadios, evidenciando a interligação entre o comércio, o poder económico e as estruturas sociais da época.

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in