VENTURA, MARIA DA GRAÇA A. MATEUS (1999) NEGREIROS PORTUGUESES NA ROTA DAS ÍNDIAS DE CASTELA: 1541-1556. LISBOA: EDS. COLIBRI: INSTITUTO DE CULTURA IBERO-ATLÂNTICA. DE 23X15 CM. COM 186, [6] PÁGS. B.
O estudo, resultado de uma dissertação de mestrado, é uma investigação histórica que explora a participação de mercadores portugueses no tráfico de escravos entre a África Ocidental (particularmente a região da Senegâmbia), Cabo Verde e as Índias Ocidentais espanholas durante o século XVI. A autora baseia-se em documentação de arquivos como a Casa da Contratação de Sevilha, o Arquivo Geral de Simancas e o Arquivo Geral das Índias para reconstruir as redes comerciais e as trajetórias de indivíduos envolvidos neste comércio.
Entre os personagens destacados estão Gaspar de Torres e Manuel Caldeira, este último um cristão-novo que se tornou uma figura influente, ligando-se a Castela e à Índia através do comércio de pimenta e do tráfico de escravos. O livro também aborda as estratégias de ascensão social desses mercadores, como alianças matrimoniais e a constituição de morgadios, evidenciando a interligação entre o comércio, o poder económico e as estruturas sociais da época.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.