MOURA, JOSÉ VICENTE GOMES DE (1823) NOTICIA SUCCINTA DOS MONUMENTOS DA LINGUA LATINA, E DOS SUBSIDIOS NECESSARIOS PARA O ESTUDO DA MESMA. COIMBRA: NA REAL IMPRENSA DA UNIVERSIDADE. DE 20X15 CM. COM [4], 460 PÁGS. E.
Trabalho valioso que se constituiu como um contributo pioneiro para a historiografia linguística em Portugal, ao sistematizar a análise dos testemunhos documentais e epigráficos da língua latina, bem como ao estabelecer fundamentos teóricos para o estudo da sua gramática. A obra articula uma perspetiva histórica e comparativa, evidenciando a influência do latim na estruturação da língua portuguesa, propondo metodologias pedagógicas inovadoras para o ensino do latim, alinhadas com os princípios emergentes da linguística científica da época.(Inocêncio, V, 154): «Obra preciosa (diz o sr. Rivara, nas notas á primeira parte das Reflexões sobre a lingua portugueza de Francisco José Freire), que apenas anda nas mãos de alguns curiosos, mas que desejaríamos fosse lida e meditada por todos os que se dedicam ao estudo das letras.» O Pe. José Vicente Gomes de Moura foi um importante filólogo, professor de Latim, Grego e de História no Real Colégio das Artes de Coimbra onde exerceu o magistério desde 1803 até 1834, ano em que foi demitido por razões políticas, assim como dos cargos que então ocupava de Director da Imprensa da Universidade de Coimbra e de Membro de Junta Directória dos Estudos.Encadernação antiga, meia de pele, decorada na lombada com singelos ferros gravados a ouro.
Nota: miolo amarelecido, com alguma acidez e sujidade; corte das folhas escurecido; folha de guarda com ligeira perda de papel; no verso da pasta anterior apresenta colada uma antiga e bonita etiqueta da Royal Grammar School Lancaster e na folha de guarda volante um ex-libris moderno; assinatura de posse na folha de rosto]
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.