FUSCHINI, AUGUSTO (1899) O PRESENTE E O FUTURO DE PORTUGAL. LISBOA: COMPANHIA TYPOGRAPHICA. DE 22X15CM. COM 296 + 91 PÁGS. E
Ensaio político e social do final do século XIX, onde Fuschini examina criticamente a realidade portuguesa e propõe reflexões sobre o futuro do país. Aborda questões económicas, culturais e sociais, combinando análise rigorosa e visão prospectiva, sendo obra de interesse para estudiosos da história intelectual e política de Portugal.
"Companheiro de Eça de Queiroz, de Ramalho Ortigão e de Antero de Quental em diversas batalhas cívicas e intelectuais, Augusto Fuschini foi um dos Conferencistas do Casino que em 1871 viu proibida a sua palestra por decisão governamental.Com certeiras e acutilantes pinceladas, Fuschini, escrevendo em 1899, retrata os caracteres principais da sociedade portuguesa do seu tempo - que representam afinal, ainda hoje, as debilidades e os vícios da portugalidade.O que mais impressiona neste luminoso fresco do final do nosso século XIX é, com efeito, a sua espantosa - e deveras preocupante - actualidade: a imoralidade dos governantes, sempre escudada na impunidade; a resignação fatalista e a subserviência medrosa dos governados; a falta de verdadeiros estadistas, assim como o cinismo e a inépcia dos poderes públicos; a inveja e o egoísmo; a repugnância pelo trabalho, mas também a profunda indiferença pelo pensamento e pela discussão crítica…"
Exemplar com dedicatória do autor.
Nota: Encadernação muito modesta em percalina com desgaste e com defeitos. Não conserva as campas de brochura.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.