O TRÍPTICO DE NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA

7,42€

O TRÍPTICO DE NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA

7,42€

JAN PROVOOST: O TRÍPTICO DE NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA. COORDENAÇÃO DE JOAQUIM OLIVEIRA CAETANO. LISBOA: MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA, 2012. DE 21X14 CM. COM 100 PÁGS. ILUST. B.

«Exposto integralmente pela primeira vez, após um restauro total que demorou vários anos (...).

Em 1905, o historiador Eberhar von Bodenhausen atribuiu o Tríptico de Nossa Senhora da Misericórdia a Jan Provoost (Mons, 1462/5 - Bruges, 1529), um dos mais importantes pintores renascentistas da Flandres, Cavaleiro do Santo Sepulcro, amigo íntimo de Dürer e por ele retratado duas vezes.

Depois de um longo e complexo trabalho de conservação nos painéis laterais deste tríptico, o Museu Nacional de Arte Antiga tem agora a possibilidade de apresentar ao público, na sua forma completa, um dos mais importantes conjuntos da sua colecção de pintura flamenga.

Graças às técnicas de reflectografia tornou-se possível conhecer o desenho subjacente à pintura, comprovando, através de estudos comparativos, a atribuição do trípitico a Provoost, apoiada há mais de um século pela maioria da crítica nacional e internacional.

A exposição revela ainda dois elementos essenciais sobre esta obra, adquirida em 1876 pela Academia Real de Belas-Artes a Agostinho de Ornelas, diplomata originário da Madeira.

No recibo desta transacção, pode ler-se que a pintura provém da Capela de São João de Latrão, na Madeira, e não da Misericórdia do Funchal, como supunha a historiografia oficial.

A iconografia das representações principais do tríptico respeita as vontades expressas no testamento do rico mercador e produtor de açúcar, Nuno Fernandes Cardoso, e de sua mulher, Leonor Dias, que terão mandado edificar a Capela de S. João de Latrão, em 1511, nas suas terras de Gaula.

O mesmo documento permite datar a encomenda da pintura entre 1512 e 1515, tornando este tríptico na mais antiga obra documentada de Jan Provoost».

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in