OBRAS COMPLETAS: DIOGO BERNARDES

68,90€

OBRAS COMPLETAS: DIOGO BERNARDES

68,90€
1
BERNARDES, DIOGO (1945) OBRAS COMPLETAS. COM PREFÁCIO E NOTAS DO PROF. MARQUES BRAGA. 3 VOLS. LISBOA: LIVRARIA SÁ DA COSTA. DE 25X16 CM. COM 258, 357 & 224 PÁGS. B.
1º v.: Rimas várias: flores do Lima; 2º v.: O Lima. – 3º v.: Várias rimas ao Bom Jesus. Exemplar de uma TIRAGEM ESPECIAL DE 100 EXEMPLARES impressos em papel Leorne, da Companhia do Papel do Prado, numerados e rubricados (n.º 48).
Diogo Bernardes (1520-1605) nasceu em Ponte da Barca e estudou em Braga. Foi moço de câmara do rei D. Sebastião e acompanhou-o a Alcácer Quibir (1578), tendo ficado prisioneiro dos Mouros depois da batalha. Relacionou-se com António Ferreira e Sá de Miranda tendo partilhado com eles as concepções clássicas. Considerado o poeta do Lima, cantou fundamentalmente a paisagem envolvente deste rio, embora, refletindo, como afirma Jacinto Prado Coelho, in «Dicionário de Literatura», "uma predileção especial pelas águas correntes", tivesse também descrito, por vezes, através de breves registos realistas, o Tejo, o Douro, o Mondego, o Leça, etc.
Diogo Bernardes destacou-se pela elegância formal, musicalidade e inspiração pastoril, fortemente influenciado por modelos clássicos e pelo petrarquismo. A sua poesia, embora rica em harmonia e sensibilidade lírica, peca por certa falta de originalidade temática, refletindo antes o gosto da época pela perfeição estilística. Críticos como Teófilo Braga elogiaram a sua doçura poética, enquanto António José Saraiva e Óscar Lopes apontaram a ausência de vigor expressivo face a Camões. Assim, Bernardes representa fielmente os ideais do Humanismo e do Maneirismo, sendo um importante testemunho da estética literária quinhentista. [capas amarelecidas]

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in