RODRIGUES, JORGE (1993) PERDIGUEIRO PORTUGUÊS. O CÃO DE PARAR. LISBOA: INAPA. DE 27X27CM. COM [10], 209, [4] PÁGS. ILUST. E.
“Foi nossa intenção de estar presente a obra com iconografia que ilustrasse a evolução do perdigueiro português ao longo dos tempos, evidenciando diferentes linhas de criação que tem marcado a raça em todo o país.”
“... O nosso perdigueiro terá a sua origem num cão de montaria do século XII, o sabujo de busca, e vestido sucessivamente a pele dos cães de falcão usados em cetraria, do podengo de mostra da época de D. João I e do perdigueiro de D. Sebastião, em pleno século XVI.
Nos séculos seguintes surge representado pelo perdigueiro peninsular, um tronco comum aos cães de parar ibéricos, que foi influenciado nas diferentes regiões peninsulares por múltiplos fatores do meio ambiente moldando outros tantos tipos dentro da raça. Hoje esse velho perdigueiro ibérico está representado apenas pelo cão português, tendo se consumado na última centúria desaparecimento ou perda significado dos vários tipos de perdigueiro ibérico.”
Edição de esmerado apuro gráfico, ilustrada com dezenas de excelentes reproduções a cores impressas sobre papel de elevada gramagem. Encadernação editorial em tela com dizeres gravados a frio, protegida por sobrecapa ilustrada a cores.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.