PREJUÍZOS CAUSADOS À UNIVERSIDADE PELA TERCEIRA INVASÃO FRANCESA

12,72€

PREJUÍZOS CAUSADOS À UNIVERSIDADE PELA TERCEIRA INVASÃO FRANCESA

12,72€
1

UM DOCUMENTO ACERCA DOS PREJUÍZOS CAUSADOS À UNIVERSIDADE PELA TERCEIRA INVASÃO FRANCESA, PUBLICADO POR MÁRIO BRANDÃO. COIMBRA: PUBLICAÇÕES DO ARQUIVO DA UNIVERSIDADE, 1938. DE 26X17 CM. COM XXVI-56 PÁGS. B.

Estudo e transcrição de um importante documento (inédito), sobre a terceira invasão francesa e os roubos ocorridos na Universidade de Coimbra.

“Expulso o invasor não abriu logo a Universidade os seus gerais aos escolares. (…). Embora fossem bem evidentes os arrombamentos efectuados na Universidade, só se teve conhecimento da extensão dos roubos quando do regresso do tesoureiro da Capela em abril de 1811. Já então, porém, se murmurava que a prata e outros objectos tinham sido desencaminhados. (…) Tudo indicava que o latrocínio fora perpetrado pelos franceses. Mas sempre houve pessoas nacionais nimiamente escrupulosas… (…) Pelo que a Junta da Fazenda da Universidade ordenou que se procedesse imediatamente a uma devassa. (…). No Arquivo da Universidade conservou-se o original da devassa, mas o documento, a despeito do valor das suas informações para a história da Alma Mater, e até da nação numa das épocas mais agitadas da sua vida secular, passou até hoje despercebido aos investigadores, pois andava perdido entre papeis por catalogar…”.

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in