RARÍSSIMA PUBLICAÇÃO – AGOSTO DE 1831
Intitulado «O Independente», N.º 1 a N.º 3, com 4, 4 & 7 págs. O último folheto é datado de Agosto de 1831 e os restantes a julho. Não é identificado o local de impressão nem o nome do redator, com foi habitual neste tipo de publicação que correu anónima e volante no reinado de D. Miguel. Impressos certamente no estrangeiro, pelo menos assim nos parece pela forma como o seu autor se refere a Portugal
Pela leitura atenta podemos retirar as conclusões que abaixo se anunciam:
O Independente, reflete, parece-nos o pensamento de um liberal radical exilado, crítico da aristocracia liberal moderada, especialmente do grupo liderado pelo Marquês de Palmela. O autor denuncia o oportunismo deste grupo, que coloca os seus interesses pessoais acima da defesa da pátria e da soberania de D. Maria II. Ao mesmo tempo, exorta a ação popular contra D. Miguel, acusando a inação dos exilados diante das oportunidades de revolta em Portugal.
Com um estilo retórico e influenciado pelo romantismo e iluminismo, o autor do panfleto critica a passividade dos líderes exilados e defende uma ação direta e patriótica. Este panfleto é uma expressão do liberalismo radical no exílio e antecipa movimentos como o setembrismo em Portugal.
Impressão sobre papel de linho, com os cadernos cosidos à linha em três pontos.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.