DESCRIZIONE DEL FUNEBRE APPARATO ESEGUITO IN ROMA NELLA REGGIA CHIESA DI SANT’ANTONIO DELLA NAZIONE PORTOGHESE IN MEMORIA DI S. M. FEDELISSIMA MARIA I., REGINA DI PORTOGALLO, DEL BRASILE E DELL’ALGARVE, NEL GIORNO XX MARZO MDCCCXX. (1820). ROMA: FRANCESCO BOURLIÉ. DE 22X13 CM. COM 12, [1] PÁGS. E.
Descrizione del funebre apparato... (Roma, 1820) documenta o aparato fúnebre erguido na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, em 20 de março de 1820, por ocasião do quarto aniversário da morte de D. Maria I de Portugal. Trata-se de um raro testemunho impresso de cerimónias diplomáticas e religiosas promovidas pela comunidade portuguesa na capital pontifícia. A publicação descreve, com linguagem cerimonial e minuciosa, os elementos arquitetónicos, simbólicos e artísticos do túmulo efémero (catafalco), projetado por Giovanni Gherardo de Rossi e Giovanni Domenico Navona, refletindo os códigos visuais do luto régio e da devoção barroca tardia.
O nosso exemplar tem na folha de rosto dois carimbos da Santa Sé: "bollo straordinario" (cremos que documenta o imposto de selo extraordinário específico para documentos ou publicações oficiais)
Muito modesta encadernação cartonada, sem qualquer gravação e com desgaste, mais acentuado nas extremidades e lombada.
Impressão sobre papel de linho, que mostra acidez.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.