AZEVEDO, CARLOS DE (1988) SOLARES PORTUGUESES. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CASA NOBRE. LISBOA: LIVROS HORIZONTE. DE 28X21 CM. COM 207 PÁGS. ILUST. E.
Um dos principais objetivos do autor foi analisar e caracterizar a Casa Nobre portuguesa, traçando a sua evolução ao longo dos séculos — um empreendimento até então inédito com tal nível de aprofundamento. Este trabalho, de elevado rigor erudito e amplamente reconhecido, dirige-se não só a historiadores de arte, mas também a todos os que se interessam pelo estudo e valorização do património artístico nacional. Mais do que uma descrição arquitetónica, o texto oferece uma leitura sensível e fundamentada da arquitetura doméstica erudita em Portugal, entendida como uma expressão autêntica do temperamento e da sensibilidade do povo português.
Alguns dos edifícios estudados: Torre de Refoios, Ponte de Lima; Torre de Penegate, Vila Verde; Torre de Gomariz, Vila Verde; Paço de Giela, Ponte da Barca; Torre de Castro, Amares; Torre de Silva, Valença; Solar dos Pinheiros, Barcelos; Solar dos Távoras, Pinhel; Torres de Lanhelas, Caminha; Torre de Azevedo, Barcelos; Casa de Água de Peixes, Alvito; Casa de Covas, Vila Nova de Cerveira; Paço de Calheiros, Ponte de Lima, Casa do Pomarchão, Ponte de Lima; Solar de Bertiandos, Ponte de Lima; Casa de Torre das Donas, Ponte de Lima; Torre de Beiral, Ponte de Lima; [etc.] Edição muito cuidada, em bom papel, profusamente ilustrada com 160 gravuras extratexto impressas a cores e p/b sobre papel couché, bem como com preciosos desenhos e plantas de todos os edifícios estudados. Contém ainda um roteiro com a ficha descritiva de cada um dos solares mais significativos (incluindo a história e a bibliografia respeitante a cada construção). Encadernação do editor, protegida com sobrecapa policromada
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.