FERNANDES, A. DE ALMEIDA (1999) TOPONÍMIA PORTUGUESA: EXAME A UM DICIONÁRIO. AROUCA: ASSOCIAÇÃO PARA A DEFESA DA CULTURA AROUQUENSE. DE 24X17CM. COM 576 PÁGS. B.
«Elaborar um dicionário onomástico português, como o executou o Dr. José Pedro Machado, é uma deficientíssima aventura, toponimicamente: primeiro, porque se ignora na quase totalidade a toponímia rústica, a qual as matrizes prediais podem informar, ainda que mesmo elas com deficiências; depois, porque nada é possível sem respeitar-se a lei toponímica lógica ou da congruência, o que não faz aquele autor, que parece ignorá-la de todo (e, com ele, e como ele, os mais “explicadores” ou “etimologistas”, infelizmente), porque a lei fonológica, isto é, a científica, embora indispensável, está longe de bastar. […]
A minha finalidade não é, pois, substituir o Dicionário Onomástico daquele autor por outro de minha lavra, mas simplesmente mostrar os seus erros e equívocos […].» Uma extensa obra de muita erudição e fundamentada discordância. O autor não pretendeu fazer novo dicionário, no entanto, Toponímia Portuguesa tornou-se desde a sua publicação obra incontornável, um verdadeiro Dicionário.
NOTA: capa com leve desgaste; lombada descolorada; um ex-líbris colado e outro oleográfico na folha de anterrosto.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.