HISTÓRIA CRÍTICA DA LITERATURA PORTUGUESA

10,00€

HISTÓRIA CRÍTICA DA LITERATURA PORTUGUESA

10,00€

CARVALHO, JOSÉ ADRIANO DE & PIRES, MARIA LUCÍLIA GONÇALVES (2001) HISTÓRIA CRÍTICA DA LITERATURA PORTUGUESA. VOL. III - MANEIRISMO E BARROCO. LISBOA: EDITORIAL VERBO. DE 23X16 CM. COM 512 PÁGS. B.

A História Crítica da Literatura Portuguesa dirigida pelo Professor Doutor Carlos Reis, acompanha o movimento de evolução da literatura portuguesa. História crítica, portanto, por isso mesmo: ela não é uma história da literatura, no mesmo sentido em que são as de Teófilo Braga, Fidelino de Figueiredo, Mendes dos Remédios, etc. Não pretende substituir as histórias da literatura convencionais, História Crítica… propõe-se a empreender recolhas de tipo antológico e ordenadas por critérios marcadamente histórico-literários, de análises e de ensaios de variada dimensão, que integram a chamada bibliografia passiva.

Encontra-se estruturada do seguinte modo: uma introdução ao período, geração ou autor estudado; uma extensa bibliografia passiva; textos doutrinários da autoria do escritor sobre que incide cada capítulo; textos críticos, selecionados de entre os mais ilustrativos, em relação ao autor, ao período ou à geração literária estudados. Este volume dedicado ao Maneirismo e Barroco, trata entre outros autores de : Manuel de Faria e Sousa, Manuel de Galhegos, Manuel Severim de faria, D. Francisco Manuel de Melo, Frei André de Cristo, Rodrigues Lobo, Conde da Ericeira, etc.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em