JORGE MARTINS

9,54€

JORGE MARTINS

9,54€

MOLDER, MARIA FILOMENA (1984) JORGE MARTINS. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL - CASA DA MOEDA. DE 23X17CM. COM 106 PÁGS. ILUST. B.

Volume integrado na apreciada ‘Colecção Arte e Artistas’ acompanhado de um importante ensaio da autoria de Maria Filomena Molder, acerca da obra de um dos destacados artistas plásticas da segunda metade do século XX português.

“Frequentou os cursos de Arquitectura e Pintura da ESBAL entre 1957 e 1961. Em 1958 iniciou-se na técnica de gravura na Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses. A conjuntura político-social portuguesa leva-o a partir, em 1961, para Paris, num “exílio” que duraria até 1986 e que apenas seria interrompido por uma estadia em Nova Iorque entre 1975 e 1976. Na capital francesa convive com os pintores Júlio Pomar, Arpad Szenes e Vieira da Silva e com o grupo KWY. Concebendo no início da sua carreira obras de pendor neofigurativo, Jorge Martins virá a desenvolver uma pesquisa artística centrada no tratamento da luz e nos modos de materialização do invisível, criando uma linguagem que em alguns momentos se aproxima do abstracionismo. A evolução do seu trabalho leva à conceção de pinturas marcadas pelos fundos saturados neutros, onde se distribuem, por vezes de um modo barroquizante, formas simples de cor ou palavras. A figura humana marca presença regular na sua pintura, sendo que as tensões entre figuração e abstracção nunca abandonarão a sua obra. Jorge Martins dedicou-se também à ilustração, ganhando em 1984 o Prémio Gulbenkian de Ilustração de Literatura Infantil. Foi distinguido com o Prémio de Aquisição na Exposição de Arte Moderna do Museu do Funchal (1967), Prémio AICA (1971 e 1988), Prémio de Desenho da III Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian (1986) e Prémio de Consagração CELPA Vieira da Silva (2003)”. Joana Baião

Ilustrado com a reprodução de inúmeros trabalhos do artista a negro e a cores.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em