MESTRES DA PINTURA BÚLGARA SÉCULO XIX

5,30€

MESTRES DA PINTURA BÚLGARA SÉCULO XIX

5,30€
1

MESTRES DA PINTURA BÚLGARA SÉCULO XIX - MEADOS DO SÉCULO XX. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 1988. DE 30X20 CN. COM 160 PÁGS. ILUST. B.

Catálogo de uma exposição coletiva, organizada pela Galeria Nacional de Belas-Artes de Sófia e pela Galeria da Fundação Internacional Lyudmila Jivkova, que apresentou as diversas transformações da pintura búlgara desde a libertação da Bulgária, em 1878, até à década de 1950.

Apresentada na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (piso 0), a mostra desdobrava-se em três núcleos, que reuniam obras de artistas de gerações distintas, revelando tendências formais e temáticas.

A mostra iniciava-se com o designado «Renascimento búlgaro», assimilação tardia dos valores do Renascimento, que tivera início no século XVIII, estendendo-se até 1878. Esse movimento artístico conduzira, como explica Snejana Bozadjieva no texto do catálogo, «a Bulgária da Idade Média Asiática rumo à Europa burguesa» (Mestres da Pintura Búlgara. Século XIX-Meados do Século XX, 1988, p. 11). Na primeira sala, um grupo de obras religiosas ainda dominadas pelos cânones da pintura de ícones e um conjunto de retratos do século XIX, que denotavam influências do renascimento italiano, refletiam de forma clara a grande transformação que ocorrera em termos ideológicos, formais e plásticos. No outro lado da sala, foram expostas obras de Vladimir Dimitrov (1882-1960), Vera Nedkova (1908-1996) e Naum Hadjimladenov (1894-1985), reveladoras da nova expressividade plástica e figurativa que marcara as décadas de 1930 e 1940. Deste modo, a exposição terminava no mesmo espaço onde começara seguindo um percurso cronológico.

Catálogo de cuidada execução gráfica, impresso a cores sobre papel muito encorpado, reproduzido 80 peças em exposição.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em