MISCELÂNEA DE ESTUDOS EM HOMENAGEM A MARIA MANUELA GOUVEIA DELILLE

8,00€

MISCELÂNEA DE ESTUDOS EM HOMENAGEM A MARIA MANUELA GOUVEIA DELILLE

8,00€
1

MISCELÂNEA DE ESTUDOS EM HOMENAGEM A MARIA MANUELA GOUVEIA DELILLE. VOL. 1. COORD. POR MARIA TERESA DELGADO MINGOCHO, MARIA DE FÁTIMA GIL, MARIA ESMERALDA CASTENDO. COIMBRA : FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM ESTUDOS GERMANÍSTICOS, 2011. DE 25X17 CM. COM 735 PÁGS. E.

Valiosos subsídios para o estudo da literatura portuguesa e Estudos alemães em Portugal. com é extensa e prestigiada colaboração dos mais destacados investigadores e docentes universitários de Portugal e de outras universidades e institutos estrangeiros.

Maria Manuela Gouveia Delille

 Natural de Coimbra, licenciou-se em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, após ter frequentado durante três semestres, como bolseira do Deutscher Akademischer Austauschdienst, a Universidade de Bonn (República Federal da Alemanha). A partir de 1963 exerceu funções docentes na Faculdade de Letras de Coimbra, onde em 1981 concluiu o Doutoramento em Literatura Alemã com uma dissertação sobre A Recepção Literária de H. Heine no Romantismo Português (1844-1871), editada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em 1984. Entre 1982 e 1987 foi, por convite, orientadora científico-pedagógica do Grupo de Estudos Germanísticos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e, entre 1988 e 1993, desempenhou funções idênticas no Departamento de Línguas e Culturas Modernas da Universidade de Aveiro. Em 1988 realizou provas de Agregação, e em 1989, após concurso, foi nomeada Professora Catedrática de Literatura Alemã da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, lugar que ocupou até à jubilação, em Junho de 2006. Dirigiu, de 1991 a 1997, a Runa. Revista Portuguesa de Estudos Germanísticos. Foi, de Janeiro de 1994 a Julho de 1996, Presidente da Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos (APEG), que ajudou a fundar em 1994, tendo organizado o I Congresso Internacional dessa associação, que decorreu na Universidade de Coimbra em Janeiro de 2006. Efectuou numerosas estadas de investigação na República Federal da Alemanha e, para além da participação frequente em congressos nacionais e internacionais, proferiu conferências e seminários em universidades alemãs, no âmbito do Programa Erasmus/Sócrates, cuja coordenação, na área de Estudos Alemães, teve a seu cargo de 1989 a 2006. Em 1994 fundou o Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos (CIEG), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de que foi Coordenadora Científica entre 1994 e 2006. Dirige ainda, no âmbito desse Centro, os Projectos “Relações Literárias e Culturais Luso-Alemãs. Estudos de Recepção e de Hermenêutica Intercultural” e “Mitografias e Topografias Culturais na Literatura de Expressão Alemã do Século XX”, tendo publicado nessas duas áreas numerosos estudos em volume, em antologias e em revistas da especialidade e orientado quatro dezenas de dissertações de Mestrado e de Doutoramento, grande parte das quais se encontra publicada. Agraciada, em 1989, com a Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha, foi-lhe atribuído, em 2004, pelo Deutscher Akademischer Austauschdienst o Prémio Jacob und Wilhelm Grimm

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em