MOSTEIRO DE BELEM

37,10€

MOSTEIRO DE BELEM

37,10€

S. MIGUEL, FR. JACINTO DE (1901) MOSTEIRO DE BELEM. RELAÇÃO DA INSIGNE E REAL CASA DE SANTA MARIA DE BELEM. LISBOA: TYPOGRAPHIA DA ACADEMIA REAL DAS SCIENCIAS. DE 21X16 CM. COM XV, [1], 141, [1] PÁGS. E.

Com o subtítulo: «Recensão publicada e accrescentada de notas e bibliographia por Martinho Augusto Ferreira da Fonseca do Instituto de Coimbra». Edição numerada e cuidadosamente impressa sobre bom papel de linho, acompanhada de notas elucidativas, “colhidas no próprio edifício e em outras fontes”. Trabalho de execepcional importância para o estudo do edifício primitivo dos Jerónimos, do seu arquitecto e do trabalho do ourives Gil Vicente.

“(…) Será talvez facil agora reconstituir a traça primitiva do edifício, seguindo a «Relação», que nos deixou o illustre chronista, isso bastava para a publicarmos; mas não se limita a esse facto o seu valor; outros assuntos há de capital importância, que chamaram a nossa atenção, como é a descrição da Cruz mandada fazer e doada pelo rei D. Manuel, segundo se lê no seu testamento como feita por Gil Vicente, indubitavelmente de valor não só como documento para a história daquele glorioso artista e da arte, como também por tornar conhecido o seu labor, (…). A naturalidade do célebre arquiteto Boytac, ponto muito controverso, parece-nos agora perfeitamente definido de forma a não deixar dúvidas;”. Martinho da Fonseca

Fr. Jacinto de S. Miguel, frade jerónimo, nasceu em Lisboa em 1692 e faleceu na mesma cidade em 1763. Foi Reitor do Colégio de Coimbra e Geral da sua congregação em Portugal.

Encadernação editorial em percalina com títulos a ouro mate na pasta frontal e lombada.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em