NAS TRINCHEIRAS DA FLANDRES (1917)

26,50€

NAS TRINCHEIRAS DA FLANDRES (1917)

26,50€

CASIMIRO, CAPITÃO AUGUSTO (1919) NAS TRINCHEIRAS DA FLANDRES (1917). PORTO: RENASCENÇA PORTUGUESA. DE 19X11 CM. COM 246, [1] PÁGS. E.

«Nas Trincheiras da Flandres (1917)» acabou de se imprimir em 4 de maio de 1918, esgotando-se de imediato. E menos de um ano saíram mais quatro edições, sendo este exemplar desta última. O volume é constituído por um conjunto de pequenos textos escritos durante a passagem do autor pelo C.E.P. e evidenciam as suas vivências, a pavorosa e violenta luta das trincheiras, o espectro do medo pela proximidade quotidiana da morte. No total de 28 crónicas o livro secunda a importância de se honrar o compromisso militar com os Aliados e de minorar as condições de vida das unidades militares nacionais.

“Intercruzado com as suas notas pessoais, cartas a familiares e amigos, resgate de escritos de soldados tombados pelos gases tóxicos e as armas, dedica “Noite de Chuva” à sua ordenança António Possinha, “Meu irmão subalterno” ao alferes miliciano Hernâni Cidade e “Uma hora grande” ao cabo Manoel de Almeida. Qualquer um deles exemplos da valentia e heroísmo português, todos agraciados com a Cruz de Guerra ainda na Flandres, que se evidenciaram pelo seu cuidado em elevar a moral dos restantes camaradas e em colocar a sua vida em perigo para recuperar os corpos dos perecidos em “terra de ninguém”.

Modesta encadernação meia em percalina com rótulo em pele gravado com títulos a ouro; aparado em todos os cortes, ostentando uma capa da brochura fac-similada da 1ª edição. [miolo amarelecido e com ocasional acidez]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em