NIKIAS SKAPINAKIS: PARA O ESTUDO DA MELANCOLIA EM PORTUGAL

10,60€

NIKIAS SKAPINAKIS: PARA O ESTUDO DA MELANCOLIA EM PORTUGAL

10,60€

NIKIAS SKAPINAKIS: PARA O ESTUDO DA MELANCOLIA EM PORTUGAL: RETROSPECTIVA DE RETRATOS 1955-1974: CATÁLOGO. [ORG.] MUSEU DO CHIADO; COORD. NIKIAS SKAPINAKIS, RAQUEL HENRIQUES DA SILVA. LISBOA: M.C., 1996. DE 28X24 CM. COM 88 PÁGS. ILUST. B.

Com a série Para o estudo da Melancolia em Portugal (1955-1974), Nikias Skapinakis oferece-nos um daqueles espelhos em que as elites intelectuais se podem rever de um só golpe de vista e em corpo inteiro.

Obras como ‘Os Quatro Críticos’, ‘Encontro de Natália Correia com Fernanda Botelho e Maria João Pires’, ‘As Três Graças’, ‘Botequim’, 'Tertúlio', constituem o núcleo mais importante da série. Série, que encerrou, aliás, em 1974. Com a mudança de regime, em 25 de Abril de 1974, a nova situação democrática tornava realidade o sonho da livre expressão da palavra e da alegria. Para Nikias Skapinakis, porventura, deixara de fazer sentido um estudo sobre uma melancolia que fora indiferença amarga para numerosos artistas e intelectuais portugueses, prolongada na sombra da ditadura.

Textos de José-Augusto França, Nikias Skapinakis, Raquel Henriques da Silva e Fernanda Botelho.

Edição de muito esmerada realização gráfica, estampada em bom papel e ilustrada a cores.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em