O CONSULADO DE PAULO DIAS DE NOVAIS

10,00€

O CONSULADO DE PAULO DIAS DE NOVAIS

10,00€

AMARAL, ILÍDIO DO (2000) O CONSULADO DE PAULO DIAS DE NOVAIS: ANGOLA NO ÚLTIMO QUARTEL DO SÉCULO XVI E PRIMEIRO DO SÉCULO XVII. LISBOA: MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA. INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL. DE 24X16 CM. COM 278, [2] PÁGS. ILUST. B.

“(…) Neste volume e ele é figura principal e são tratados acontecimentos decorridos em tempos do seu consulado, de fevereiro de 1575, quando chegou à Ilha de Luanda, em maio de 1589, data do seu falecimento em massangano, isto é, em pouco mais de 14 anos. Com a sua morte caducou a parte mais importante donataria outorgada por D. Sebastião, regime que não mais se repetiria em Angola.

Mais uma vez, sob a ótica do geógrafo, o autor contribui com novas leituras e interpretações dos factos físicos e humanos, mormente, das suas relações, para aprofundar os conhecimentos sobre um período importante da história de Angola a partir da presença portuguesa entre os rios Dande e kwanza.

As matérias, depois de pequena nota de abertura, estão arrumadas numa introdução e 8 partes assim intituladas: aspetos naturais e humanos do vale do kwanza, da barra a Massangano e Cambambe, no último quartel do século XVI; O regresso de Paulo Dias de Novais a Portugal e a obtenção de uma missão no “Reino de Angola”; a carta de doação concedida a Paulo Dias Novais em 19 de setembro de 1571; a missão de 1575: a viagem de Lisboa à ilha de Luanda e os primeiros contactos com a terra e agentes; dos contactos amistosos ao início das guerras da conquista ao longo do Vale de kwanza; Os assuntos de Angola na correspondência de Paulo Dias com familiares e outros; em torno do problema das fontes de financiamento da “empresa de Angola”; as doações de terras de sesmaria e de sobas feitas por Paulo dias de Novais; e, depois do consulado Paulo dias Novais. Ilustrado com mapas em folhas desdobráveis. [exemplar maculado com três carimbos oleográficos de biblioteca; lombada com perda da cor original]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em