O ENGENHO E A ARTE: COLECÇÃO DE INSTRUMENTOS DO REAL GABINETE DE FÍSICA

17,00€

O ENGENHO E A ARTE: COLECÇÃO DE INSTRUMENTOS DO REAL GABINETE DE FÍSICA

17,00€
1

O ENGENHO E A ARTE: COLECÇÃO DE INSTRUMENTOS DO REAL GABINETE DE FÍSICA. COORD. MARIA DA CONCEIÇÃO RUIVO. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 1997. DE 30X23 CM. COM451, [1] PÁGS. ILUST. B.

Magnífico catálogo do Museu de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (antigo Real Gabinete de Física da Faculdade de Filosofia da mesma Universidade), apresentado numa muito esmerada edição, nitidamente impressa sobre bom papel couché e, densamente ilustrada, a negro e a cores, com reproduções fotográficas, estampas antigas, fac-símile de documentos de desenhos e extraídos de publicações do século XVIII e XIX, etc.

Criado em 1772, o Real Gabinete, possui uma magnífica, esplêndida, bela e valiosa coleção de aparelhos, refletindo-se tal riqueza nas palavras dirigidas pelo Marquês de Pombal ao, então Reitor, D. Francisco de Lemos: “Há muitos anos se trabalha neste Corte, com o efeito de o constituir o mais completo, que tem hoje a Europa. Porque sendo o melhor deles o de Pádua; não tem mais de quatrocentas machinas; passando o nosso de quinhentas, e tantas”.

Incluí vários ensaios sobre este espólio precioso e único, herança original e fascinante nascida com Iluminismo. As entradas de cada uma das «machinas», não se limitam a uma breve descrição das mesmas, são texto de grande qualidade científica, alguns excedendo mesmo uma página.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em