O MARECHAL DA DERROTA

3,18€

O MARECHAL DA DERROTA

3,18€

VALENÇA, OLIVEIRA (1945) O MARECHAL DA DERROTA. PORTO: PUBLICAÇÕES AOV. DE 20X12 CM. COM 171, [1] PÁGS. B.

Oliveira Valença é uma figura impar da primeira metado do século XX português, foi jornalista, escritor, editor, costureiro e empresário. Nasceu em 1897 no Porto de uma familia proveniente de Viana do Castelo, ficou orfão de pai aos 7 anos, partiu para o Brasil aos 13.

Participou com voluntário na 1ª Guerra Mundial no ano de 1914: "Andei sete meses na guerra, fui ferido e recebi a Cruz de Combatente Voluntário” diz, com a maior simplicidade, ao jornalista Costa Dias, na citada entrevista ao JN (06/07/1972).

Apesar de  considerar o general Henri-Philippe Pétain (1856-1951) como um herói , devido à estratégia vitoriosa desenvolvida contra os alemães durante a 1ª Guerra Mundial, viria,  mais tarde a abandonar esta visão,  por considerar que traiu a Europa a ser colaboracionista com Hitler durante a 2ª Guerra Mundial.

Por esta escreve este livro que arrasa a figura de Pétain, o soldado que traiu os seus ideais de liberdade.  A sua memória de combatente da liberdade, a que se juntava a recordação de tantos que tinham tombado pela pátria francesa levou-o a resgatar, desta forma, a honra manchada pela acção deste militar que se vergou perante o poder nazista… “Quanto eu lamento ter de salpicar a farda de um Marechal de França!…E é a França assaltada, enxovalhada, acusada de covardia colectiva, vendida por aqueles que a deviam defender… que eu pretendo erguer, lavar da calúnia e do insulto” (pp. IX, X).

[exemplar cansado; capa empoeirada e com acidez; lombada com perda dos títulos; miolo amarelecido e com acidez]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em