O MINHO E SUAS CULTURAS

381,60€

O MINHO E SUAS CULTURAS

381,60€

S. ROMÃO, VISCONDE DE VILARINHO DE (1902) O MINHO E SUAS CULTURAS. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL. DE 29X24 CM.COM [4], 282, [2] PÁGS., 32 EST. ILUST. E.

Obra verdadeiramente fundamental para os estudos etnográficos, agricultura e viticultura no Minho em finais do século XIX, notavelmente ilustrada no corpo do texto com desenhos e, em folhas à parte, com preciosas fotogravuras da autoria de Emilio Biel (32 gravuras).

Tomando como referência Duarte Leão, Herculano e Rebelo da Silva, o autor inicia com uma introdução histórica, para depois indicar as principais culturas (…) Faz em largos traços, a história da constituição da propriedade.

Seguem-se dados estatísticos sobre a população a sua origem étnica. Descreve os tipos usos e costumes desta população através das figuras do «caseiro», do «poveiro» e do «homem do soajo», ou seja o lavrador das planícies e colinas, do homem do mar e do pastor serrano das regiões montanhosas. Habitação, vestuário, trabalho e crenças são alguns dos temas escolhidos para melhor caracterizar cada uma destas comunidades.

Após esta primeira parte dedica dois capítulos: à agricultura - trata das diversas culturas e suas respetivas técnicas de cultivo, dos instrumentos e alfaias agrícolas utilizadas. Por fim, dedica-se longamente à viticultura e vinicultura: técnicas de cultivo, principais doenças, variedades mais usuais na região e características do vinho, técnicas de bonificação, etc. Sólida encadernação meia inglesa em pele decorada na lombada com título gravados a ouro; aparado em todos os cortes e sem capas. Exemplar limpo. [antiga dedicatória manuscrita no frontispício pelo «Prior de Santa Maria»]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em