O Órgão do Mosteiro de Arouca.

10,00€

O Órgão do Mosteiro de Arouca.

10,00€

MELO, Ângela, et al (2009) O Órgão do Mosteiro de Arouca. Vila Real:  Direcção Regional do Norte; Arouca: Câmara Municipal. De 30x17 cm. Com  71 págs. Ilust. B.

Trabalho publicado por ocasião do restauro, do histórico órgão do Mosteiro de  Arouca. Exibindo a data de 1743 na sua fachada barroca, este órgão foi  fabricado por Manuel Benito Gomez, e possui 1352 vozes, alimentadas por 24  registos, sendo considerado pelos especialistas um dos instrumentos mais importantes da escola de organaria ibérica em todo o mundo.

Divido em duas partes, o livro apresenta na primeira a «história» do instrumento e dois interessantes  estudos, a saber: «A prática musical no Mosteiro feminino de Santa Maria de Arouca – Espaços e  instrumentos nas vivências claustrais barrocas», por Manuel Joaquim Moreira da Rocha e «A  música antiga nos manuscritos de Arouca – contribuição para um catálogo», por Manuel Pedro  Ferreira. A segunda parte da autoria Gerhard Grenzig, traça um breve resumo das etapas do  restauro.

Edição impressa em muito bom papel, graficamente muito atraente, ilustrada com belíssimas  fotografias quer do órgão quer ainda de partituras iluminadas. [exemplar bem conservado]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em