O POLÍPTICO DO CONVENTO DE SANTO ELOI

23,32€

O POLÍPTICO DO CONVENTO DE SANTO ELOI

23,32€

LOUREIRO, HENRIQUE (1927) O POLÍPTICO DO CONVENTO DE SANTO ELOI. LISBOA; [S.N.]. DE 28X21 CM. COM XIX, 152, [4] PÁGS. ILUST. E.

Um dos estimados trabalhos, mas não isento de polémico, da extensa bibliográfia dedicada aos famosos painéis do Infante ou de S. Vicente, hoje conservados no Museu Nacional de Arte Antiga.

“Estudando o autor minuciosamente a crónica do padre Santa Maria, julgou perceber que os tão discutidos painéis, conhecidos por painéis de S. Vicente haviam sido feitos para a igreja de Santo Eloi, entre os anos de 1456 ou 1467 (o primeiro painel), e no de 1464 (o segundo)”. (…) “Para os componentes do terceiro grupo, a figura central é a Infanta D. Catarina, filha de D. Duarte, posta em glória vestida de diaconiza. Nêste grémio se encontram Alfredo Leal, o primeiro crítico da obra «O pintor Nuno Gonçalves» e o linhagista Henrique Loureiro, que considera os dois tripticos do Museu de Arte Antiga como mandados fazer pelo Cardeal de Alpedrinha, para comemorarem: um, a trasladação dos ossos do Infante D. Pedro, de Alfarrobeira para a Batalha; outro a salvação de Afonso V em África, na serra de Benacofú (1464)”. Vergílio Correia, in «Iconografia de S. Vicente», 1927.

Ilustrado em separado com uma estampa desdobrável reproduzindo o conjunto dos painéis, além de outras gravuras disseminadas nas páginas do texto. Encadernação meia francesa em pele decorada na lombada com nervos ferros e títulos a ouro; corte a cabeça pintado a cor da encadernação e as restantes margens intactas; preserva as capas de brochura [exemplar muito limpo; pele da lombada com leve desgaste e dourados com pequenas falhas]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em