ORIGEM DA POESIA RÍTMICA

13,78€

ORIGEM DA POESIA RÍTMICA

13,78€

NEVES, JOSÉ SIMÕES (1918) ORIGEM DA POESIA RÍTMICA. (HINOS LITÚRGICOS – SANTO AMBRÓSIO). I. COIMBRA: F. FRANÇA AMADO, EDITOR. DE 23X17 CM. COM 118 PÁGS. E.

Único volume publicado deste muito invulgar trabalho sobre os Hinos Litúrgicos, que reproduz na integra a «Dissertação de concurso para Assistente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra», do recém doutorado José Neves Simões.

A propósito do tema diz-nos ao autor: “O trabalho que damos a lume sobre a origem da chamada Poesia Rítmica é o resgate da promessa que fizemos no nosso estudo sobre a Estrofe Lírica dos Gregos e Latinos. Dissemos ali que o alfobre dos hinos litúrgicos é copiosíssimo e bem merecia ser devidamente estudado; que o seu estudo seria muito útil para quem pretendesse consignar a passagem gradual da arte de versificação das línguas clássicas para as línguas modernas. É este o objectivo do estudo que vamos iniciar com a publicação do presente volume”.

Alguns dos interessantes capítulos: «Poesia popular latina»; «A transformação da técnica musical»; «Canto litúrgico»; «Formas literárias do campo litúrgico»; «História dos Hinos Litúrgicos»; «Primeiros documentos da Poesia Rítmica Latina. Hinos Litúrgicos: Inscrições lapidares; Trabalhos literários; Hinos litúrgicos; Técnica dos primeiros hinos».

Exemplar valorizado com DEDICATÓRIA AUTÓGRAFA do punho do autor para o Dr. Álvaro Pombo.

Encadernação meia inglesa em pele, com assinatura de Frederico d’Almeida, decorada na lombada com ferros gravados a ouro; só de leve aparado à cabeça e com as capas de brochura conservadas. Edição impressa sobre papel de linho.

Esse produto está atualmente indisponível..

Também pode estar interessado em