OS NOVISSIMOS DO HOMEM

15,90€

OS NOVISSIMOS DO HOMEM

15,90€

MOURA, D. FRANCISCO CHILD ROLIM DE (1853) OS NOVISSIMOS DO HOMEM. POEMA EM QUATRO CANTOS DIRIGIDO E ESTE REINO. LISBOA: ESCRIPTORIO DA BIBLIOTHECA PORTUGUEZA. DE 13X09 CM. COM XXXVI, 196 PÁGS. E.

Inclui uma extensa “Noticia da Vida e Obras de D. Francisco Rolim de Moura” tirada do capítulo II do Livro IX do Ensaio Biographico-Critico sobre os melhores Poetas Portugueses de José Maria da Costa e Silva do qual transcrevemos: “Rolim de Moura (1572-1640) desde os seus primeiros annos manifestou uma grande paixão pela poesia, que sempre cultivou assiduamente nas folgas, que lhe deixavam os trabalhos da sua vida publica [serviço no Paço e Presidente da Junta de Lezírias], e sempre foi mui estimado pelas suas composições poeticas, mas por desgraça quasi todas se perderam, ou existem sepultadas no pó das Bibliothecas particulares, á excepção dos Novissimos, Poema com quatro Cantos, em formato de 4.º, que foi publicado na Typographia de Pedro Chrasbeckem 1623. (…) “O Poema Novissimos do Homem, que foi recebido pelo público com tanto aplauso encomiástico, que suscitou tão vivas discussões, está hoje perfeitamente esquecido, sendo um dos livros mais difficultosos de encontrar, nem me consta que delle fizesse segunda edição…”.

Encadernação recente, meia inglesa em percalina com ferros a ouro na lombada; só com leve aparo à cabeça e a capa frontal conservada. [miolo amarelecido e com acidez, apresentando desgaste e alguma sujidade nas primeiras folhas e nas margens do corte frontal; capa com acidez, muito escurecida e com falta de papel, c/ restauro]


Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em