OS PAINEIS DO INFANTE SANTO

25,00€

OS PAINEIS DO INFANTE SANTO

25,00€

SARAIVA, JOSÉ (1925) OS PAINEIS DO INFANTE SANTO. LEIRIA: [S.N.]. (LEIRIA: -- TIP. CENTRAL) DE 24X17 CM. COM XXIV, 258, [I] PÁGS., [26] EST. E.

«Em duas partes vai dividido o meu estudo. Na primeira parte, […] julgo deixar demonstrada até à evidência a impossibilidade da solução imposta pelo Sr. Dr. José de Figueiredo. Que os painéis de S. Vicente pintados por Nuno Gonçalves se encontravam na Sé de Lisboa na 1ª metade do século XVII, com toda a probabilidade foram destruídos pelo terramoto de 1755. (…). Na segunda parte, […] apresento a interpretação dos painéis e a identificação de muitas das suas figuras». Saraiva defende a tese que a figura principal dos dois painéis centrais é D. Fernando, o Infante Santo e que o políptico representaria uma grande homenagem de toda a Nação Portuguesa ao Infante Santo, Mártir da Pátria, morto pelos mouros no Norte de África.

Mais um subsídio para o estudo desta famosa obra de arte, cuja investigação suscita acesa polémica entre os mais destacados críticos portugueses.

Edição documentada com dezenas de estampas, sobre papel couché, intercaladas nas páginas do texto, reproduzindo pormenores dos Painéis do Infante. Texto com vinhetas e letras capitais decorativas. Moderna encadernação meia inglesa em material sintético, decorada na lombada e pastas com ferros a ouro; aparado por todo, conservando as capas e a lombada, a frontal ilustrada por Alberto Sousa. [exemplar muito limpo]

Este produto ficou sem stock. Contacte-nos.

Também pode estar interessado em