REGISTO DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO

15,00€

REGISTO DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO

15,00€

REGISTO DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO DO LUGAR DA AMEIXOEIRA DESDE 1540 A 1604. COM NOTAS E ÍNDICES, J. M. CORDEIRO DE SOUSA. [S.L.]: SOLUÇÃO EDITORA, 1930. (LISBOA: -- IMPRENSA LUCAS & C.ª). DE 26X18 CM. COM 120 PÁGS. B.

“(…) Creio que é desnecessário insistir no interesse da publicação dos antigos livros de registos paroquiais. Pedro de Azevedo deixou-o bem demonstrado…

Este da Ameixoeira tem especial interesse não só pelas informações curiosas que nos dá; como por ser dos que alcançam maior antiguidade”. “(…) Os primeiros registos da Ameixoeira são de julho de 1540, embora transladados em 1572.

Entre outras observações curiosas, nota-se no seu exame, por exemplo, que nos anos de 1569 e 1570 em que grassou em Lisboa a peste grande, se não registam na Ameixoeira, tão próxima da capital mais de 3 óbitos. Em 1580, ano em que novamente se manifestou o terrível mal, dá-nos notícia de 21 falecimentos, o que é considerável dado a pequena população que teria o lugar, (…). Confirmam-nos também estes registos quão pouco usado era no século XVI o nome de José, depois tornado tão vulgar”.

Trabalho invulgar e muito estimado, inserido na coleção «Registos Paroquiais do século XVI», publicada pela Solução Editora nos anos 30. [primeiras duas folhas com manchas de acidez; ligeiras imperfeições na contracapa]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em