SOAJO

13,78€

SOAJO

13,78€

CALLIER-BOISVERT, COLETTE (1999) SOAJO. ENTRE MIGRATIONS ET MÉMOIRE. ETUDES SUR UNE SOCIÉTÉ AGRO-PASTORALE À L'IDENTITÉ RÉNOVÉE. PARIS: CENTRE CULTUREL CALOUSTE GULBENKIAN. DE 25X18 CM. COM 317 PÁGS. B.

Este volume é uma colectânea de estudos da antropóloga francesa Coltette Boisvert, fruto de uma longa observação in situ no domínio etnológico, alguns publicados entre 1966 e 1996 e outros inéditos. Edição em língua francesa.

“Colette Cailler-Boisvert trouxe-nos um olhar sobre a residência, a filiação, os direitos de sucessão, o casamento, as relações no seio da família, a partir de Soajo, mas refletindo acerca do contexto português”, diz acerca dela Paula Godinho (antropóloga que leciona Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), que é profunda conhecedora da investigadora gaulesa. Índice de alguns dos estudos: «Uma comunidade rural feminina do Alto Minho nos começos dos anos sessenta»; «O soajo sob olhares alheiros»; «Ser mulher no soajo entre 1860 e 1986: celibato, casamento, ilegitimidade»; «Terras de baldio e terras privadas»; «Água-viva, água partilhada»; «Uma tarefa colectiva e gratuita obrigatória: a limpeza das poças e dos regos»; «Património e identidade»; (…).

Trabalho ilustrado à parte com reproduções fotográficas realizadas pela autora ao longo de várias décadas e dois mapas do Soajo, em folhas desdobráveis.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em