UMA FAMÍLIA DO RAMO GRANDE DA ILHA TERCEIRA

42,00€

UMA FAMÍLIA DO RAMO GRANDE DA ILHA TERCEIRA

42,00€

NEMÉSIO, VITORINO & NEMÉSIO, GONÇALO (1994) UMA FAMÍLIA DO RAMO GRANDE DA ILHA TERCEIRA. LISBOA. DE 30X21.5CM. COM 531 PÁGS. ILUST. B.

“A presente publicação, fruto de uma longa investigação nos arquivos distritais de Angra do Heroísmo e da Horta, bem assim como na Biblioteca Nacional, no Arquivo da Torre do Tombo, no Arquivo Histórico-Militar e, mais recentemente, na Biblioteca Genealógica de Lisboa, teve como núcleo impulsionador o manuscrito inédito de Vitorino Nemésio, datado de 1925, intitulado «Memória genealógica dos descendentes do morgado José António Coelho de Brito Maldonado, Capitão de Ordenanças da Praia» e que agora se reproduz integralmente na I parte – desta obra, sob forma de fac-simile.

Inicialmente era meu propósito dar a conhecer ao leitor aquele texto de meu Avô, que eu tivera a felicidade de receber das suas mãos, quando ainda adolescente me comecei a interessar por esta ciência verdadeiramente apaixonante que é a Genealogia. Depois, consulta após consulta, os elementos avolumaram-se de tal modo que, para além do desenvolvimento e actualização da descendência do Capitão Maldonado (II parte desta obra), me vi compelido a estudar também as suas origens. Foi assim possível estabelecer as ligações deste tetravô de Vitorino Nemésio que foi administrador da Capela de Santo André da Matriz da Praia, aos Fagundes do navegador João Álvares Fagundes e aos Machados Carregueiros (...), por exemplo, e avançar outros elos muito prováveis aos Maldonados do Pe. Manuel Luís Maldonado e aos Coelhos de Frei Diogo das Chagas, autores respectivamente, da Fénis Angrense e do Espelho Cristalino, manuscritos histórico-genealógicos do século XVII. (...)”.

Edição densamente ilustrada com vários fac-símiles de Vitorino Nemésio, fotografias, desenhos, árvores genealógicas, e mapas [exemplar como novo]

Este produto ficou sem stock. Contacte-nos.

Também pode estar interessado em