1755: A TERRA TREMEU, O MAR TRANSBORDOU

16,96€

1755: A TERRA TREMEU, O MAR TRANSBORDOU

16,96€
1

1755: A TERRA TREMEU, O MAR TRANSBORDOU. [CATÁLOGO] COORD. DE JOAQUIM MANUEL FERREIRA BOIÇA E MARIA DE FÁTIMA ROMBOUTS DE BARROS. OEIRAS: CÂMARA MUNICIPAL, 2005. DE 24X28 CM. COM 175 PÁGS. ILUST. + DVD. E.

“(…) No actual território do concelho de Oeiras sentiram-se os efeitos destruidores do grave acidente natural (…) contudo, os registos documentais relativos à catástrofe em território oeirense são parcos. A pesquisa efetuada pelos autores, para a presente edição, foi feita com recurso, sobretudo, a fontes indiretas, permitindo recriar os efeitos do terramoto em Oeiras. Esta edição, que complementa a exposição com o mesmo título, assume um valor que não se encerra em si mesmo, contribuindo de uma forma decisiva para o desenvolvimento da história oeirense. Funcionando como um instrumento de leitura sobre o acontecimento, os seus vários autores empreendem uma abordagem sobre a catástrofe através de diferentes prismas, interpretando as palavras e as imagens da época, a cartografia, a paisagem, e as transformações na estrutura da propriedade, o papel desempenhado por Sebastião José de Carvalho e Melo na gestão da tragédia, a malha urbana oeirense pós-terramoto e os discursos dos seus arquitetos”.

Edição de muito cuidado execução gráfica, estampada com grande qualidade sobre bom papel couce e densamente ilustrada a negro e a cores com um invulgar conjunto de gravuras da época, mapas, desenhos, fotografias, etc. Encadernação editorial com lombada em tela e pastas cartonadas.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em