A ALCAIDARIA E OS ALCAIDES DE LISBOA DURANTE A IDADE MÉDIA (1147-1433).

16,00€

A ALCAIDARIA E OS ALCAIDES DE LISBOA DURANTE A IDADE MÉDIA (1147-1433).

16,00€
1

MARTINS, Miguel Gomes (2006) A ALCAIDARIA E OS ALCAIDES DE LISBOA DURANTE A IDADE MÉDIA (1147-1433). Lisboa: Câmara Municipal. De 24x18 cm. Com 143 págs. B.

O mais relevante estudo sobre «A Alcaidaria e os Alcaides de Lisboa durante a Idade Média», travejado em documentação inédita, da qual parte se encontra transcrita em apêndice.

“(…) Mas se a identificação dos alcaides suscita problemas, a análise da sua actividade e da estrutura interna da alcaidaria não foi mais fácil, em boa medida, devido à escassez de diplomas regulamentadores anteriores ao reinado de D. Fernando ou de agravos apresentados pelo concelho da Lisboa relativamente ao exercício – tantas vezes abusivo – das funções dos alcaides.

Mesmo com todas estas dificuldades, foi-nos possível coligir um interessante conjunto documental e, mediante a sua análise detalhada, elaborar uma imagem suficientemente nítida dos alcaides e da organização da alcaidaria de Lisboa que possibilite a elaboração de outras investigações que desenvolvam as temáticas que abordamos”.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em