A CENSURA NA ICONOGRAFIA E NA CARICATURA PORTUGUESA

10,60€

A CENSURA NA ICONOGRAFIA E NA CARICATURA PORTUGUESA

10,60€
1

A CENSURA NA ICONOGRAFIA E NA CARICATURA PORTUGUESA. COORD. JOÃO MÁRIO MASCARENHAS. [LISBOA]: HUMORGRAFE: M.R.R., 1997 DE 25X21CM. COM 96 PÁGS. ILUST. B.

“Partindo da caricatura, como arte plástica e jornalística, utilizadora na sua comunicabilidade e expressão de ícones e alegorias, procurámos fazer um levantamento sistemático de como os artistas nas diferentes fases históricas satirizaram as mordaças legais e ilegais que lhes eram impostas, de como procuraram denunciar as opressões e perseguições, o a forma como demoraram as quedas da censura. Como epílogo, e como testemunho de uma fase democrática em que em princípio não existem censuras, apresentamos alguns originais de artistas contemporâneos sobre este Tema.

Para melhor compreensão histórica das razões dos aparecimentos temporais das iconografias, e críticas satíricas ao longo dos anos, apresentámos uma resenha cronológica sobre as leis da imprensa que foram decretadas ao longo dos séculos”.

A obra inicia com um texto dedicado às iconografias da censura seguindo de textos sobre a censura na monarquia, na primeira república, no estado novo e na democracia.

Edição profusamente ilustrada a negro e a cores com reprodução de dezenas de trabalhos dos mais relevantes artistas portugueses de caricaturas do século XIX e XX

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em