MONTEIRO, ARLETE ASSUMPÇÃO (2000) A ERICEIRA BRASILEIRA: TRAJECTÓRIA DE UMA COLÓNIA PORTUGUESA NO LITORAL SUL-BRASILEIRO. PREF. ANTÓNIO PIRES VENTURA. ERICEIRA: MAR DE LETRAS. DE 21X15 CM. COM 111 PÁGS. ILUST. B.
“(…) Independentemente de valorações parcelares - a História não é passível de alterações retroativas, é o que « foi», não é o que gostaríamos que tivesse sido… -, estes séculos de contato e de influências recíprocas entre Portugal e o Brasil são um facto inquestionável e resultaram no enriquecimento mútuo com poucos paralelos. Esta evocação serve para sublinhar os grandes momentos e as personalidades que marcaram as diversas épocas, mas também os acontecimentos menos relevantes e aqueles Homens e Mulheres cujos nomes se perderam no olvido, mas que deram um contributo por vezes decisivo na evolução do processo histórico: os marinheiros das naus, os soldados, os clérigos anónimos, os escravos, os índios, os colonos… a história é, afinal, feita por todos estes protagonistas.
O livro que em boa hora se dá à estampa é um exemplo do que atrás escrevemos. O objetivo do estudo da professora Arlete Monteiro é uma pequena comunidade piscatória fundada por decisão de D. João VI em 1817 na enseada de Garoupas, litoral do sul do Brasil, e povoada por pessoas originárias da Ericeira, em Portugal, que para ali se deslocaram com o intuito de se fixarem e de exercerem a atividade que caracterizou aquela Vila portuguesa durante tanto tempo - a pesca. Naturalmente que a Nova Ericeira mudou de nome, passando a chamar-se Porto Belo em 1832”. António Ventura
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..