FONSECA, ISADORA DE ATAÍDE (2019) A IMPRENSA E O IMPÉRIO NA ÁFRICA PORTUGUESA (1842-1974). LISBOA: EDIÇÕES 70. DE 24X16 CM. COM 352 PÁGS. B.
Tese dout. Sociologia (Sociologia da Cultura, da Comunicação e dos Estilos de Vida), Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, 2014.
"A Imprensa e o Império na África Portuguesa (1842-1974)", analisa as dinâmicas da imprensa e do jornalismo nos territórios africanos sob domínio colonial português — Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné — durante o período de 1842 a 1974.
A autora investiga como a imprensa nesses territórios desempenhou papéis tanto de afirmação do colonialismo português quanto de contestação e oposição ao projeto imperial.
O estudo destaca que, ao longo do colonialismo, a imprensa emergiu, desenvolveu-se e consolidou-se como uma instituição de perfil político e como plataforma dos conflitos sociais. Além disso, a pesquisa revela que a imprensa e o jornalismo nos cinco territórios apresentaram dinâmicas e características similares durante o período colonial.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..