A INFANTA D. MARIA DE PORTUGAL (1521-1577) E AS SUAS DAMAS.

6,36€

A INFANTA D. MARIA DE PORTUGAL (1521-1577) E AS SUAS DAMAS.

6,36€
1

VASCONCELOS, CAROLINA MICHAËLIS DE (1983) A INFANTA D. MARIA DE PORTUGAL (1521-¬1577) E AS SUAS DAMAS. PORTO. TYP. A VAPOR DE ARTHUR JOSÉ DE SOUZA & IRMÃO, 1902. [ALIÁS, LISBOA: BIBLIOTECA NACIONAL]. DE 28X20 CM. COM XXV, [2], 122, [2] PÁGS. ILUST. B.

Muito cuidada edição fac-similada da primeira dada à estampa no ano de 1902, nitidamente impressa sobre papel creme e ilustrada em folhas impressas à parte com os retratos da Infanta D. Maria, D. Leonor d’Austria e de Publia Hortensia de Castro. No final vem um Additamento, pequeno estudo de Joaquim de Vasconcellos. Esta segunda edição tem um estudo-prefácio de Américo da Costa Ramalho, que possui muito interesse para o estudo do verdadeiro retrato da Infanta D. Maria.

O trabalho de D. Carolina é verdadeiramente notável ao dedicar pela primeira vez em Portugal um estudo a cultura feminina no reinado do Venturoso. D. Maria e algumas das suas damas foram o expoente dessa cultura na centúria de quinhentos. O estudo dedicado a Hortênsia de Castro é também pioneiro e ainda hoje estimado.

Nota: capa cansada; com desgaste, vincos/dobras e pequenas perdas de papel na lombada; um págima do miolo com acidez.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em