A MENTIRA DA FLANDRES E… O MÊDO

15,90€

A MENTIRA DA FLANDRES E… O MÊDO

15,90€
1

AMARAL, J. FERREIRA DO (1922) A MENTIRA DA FLANDRES E… O MÊDO. LISBOA: J. RODRIGUES E C.ª DE 19X14 CM. COM 503 PÁGS. E.

Primeira edição (4º milhar) deste importante e estimado livro de memórias de Ferreira do Amaral, que trata sobre a participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial, na qual o autor serviu voluntariamente como Capitão, e onde foi promovido por distinção a Major.

É a partir da vasta experiência como militar que João Ferreira do Amaral redige a sua obra que viria a causar polémica à data da edição. Desassombradamente crítica da política conturbada da I República, A Mentira da Flandres e …o Medo! (com reticências no título a criarem suspense, e ponto de exclamação a reforçar a surpresa) defende a ideia de que a participação portuguesa no teatro europeu da guerra foi obra da classe política que abandonou o teatro africano onde Portugal sempre estivera presente.

Através da leitura da obra, conhecemos, a partir de um dos seus intervenientes, não só o espírito das tropas em combate, mas também, figuras dos regimes monárquico e republicano (Rei D. Carlos, Paiva Couceiro, Sidónio Pais, Norton de Matos, etc.), ligações e influências políticas,  pequenos episódios de desconhecidos soldados em África e na Flandres e descrições de acontecimentos da época, que nos ajudam a recriar o ambiente político e militar do Portugal do início do século XX.

Ilustrado em anterrosto com retrato do autor.

Modesta encadernação com lombada e cantos em percalina com ferros a ouro na lombada; capa frontal preservada.

NOTA: miolo amarelecido, com bastante desgaste e acidez; carimbos de posse oleográficos

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em