A MORTE DA ÁGUIA

12,72€

A MORTE DA ÁGUIA

12,72€

CORTESÃO, JAIME (1967) POESIAS – I. A MORTE DA ÁGUIA. GLÓRIA HUMILDE. APRESENTAÇÃO DE DAVID MOURÃO FERREIRA. LISBOA: PORTUGÁLIA EDITORA. DE 19X13 CM. COM 248, [3] PÁGS. E.

“É de 1910 o primeiro livro de Jaime cortesão. Intitulava-se A Morte da Águia e era um poema heróico em 7 cantos. Mas não se tratava do poema heróico segundo os cânones clássicos, com plano de ação previamente traçado, com personagens, episódios, peripécias: melhor diremos que a sua matéria era a própria essência do heroísmo. Muito mais descritivo que narrativo e - mais ainda que descritivo - sobretudo simbólico, nele se apresentava o elenco de alguns dos temas favoritos da poesia de Jaime Cortesão (…).

Em 1912, surgem 2 plaquetes (Esta História é Para Os Anjos e A Sinfonia da Tarde) incertas depois no volume Glória Humilde, de 1914. Em ambas, e sobretudo em Esta História é para os Anjos - cuja realização já datava de 1910 - continua a manifestar-se a atração de altura, tudavia encarnava agora em sentimentos mais concretos. Assim, o poeta descobre-se, através do amor….”.

Encadernação inteira de carneira, decorada na lombada com nervos, ferros e títulos gravados a ouro; aparado em todos os cortes, o da cabeça tintado a cor da encadernação; sem capas

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em