A REVOLUÇÃO DO MINHO DE 1846.

16,00€

A REVOLUÇÃO DO MINHO DE 1846.

16,00€
1

CAPELA, José Viriato Capela (1997) A REVOLUÇÃO DO MINHO DE 1846. Os difíceis anos de implantação do liberalismo. Braga: Governo Civil do Distrito de Braga. De 27x20 cm. Com 403 págs. Ilust. B.

Obra fundamental para o conhecimento da Revolução conhecida como da “Maria da Fonte”.

“A obra intentará abordar aqueles aspectos que nos parecem essenciais a uma mais completa compreensão da Revolução no seu conjunto. Em primeiro lugar, as principais reformas do Liberalismo e sua expressão na Província no Minho, que pelas suas características económicas, sociais, religiosas, corográficas e culturais apresenta algumas particularidades e especificidades que explicam a relutância e a maior resistência às reformas.

Uma segunda parte tratará os caminhos e os agentes da recusa das reformas e da rebelião, designadamente os mecanismos da sua evolução, desde o ponto de partida na área da Póvoa de Lanhoso e o seu progressivo alargamento a toda a Província do Minho. A última parte abordará os meios e os instrumentos postos em marcha pelos poderes políticos para reinstalar a ordem, a lei e a obediência às instituições e seus resultados”. Da «Introdução»

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em