A RIA DE AVEIRO E AS SUAS INDÚSTRIAS

58,30€

A RIA DE AVEIRO E AS SUAS INDÚSTRIAS

58,30€

A RIA DE AVEIRO E AS SUAS INDÚSTRIAS: MEMORIA JUSTIFICATIVA E PROJECTO DE REGULAMENTO PARA O EXERCÍCIO DA PESCA E COLHEITA DO MOLIÇO ELABORADOS PELA COMMISSÃO (…); RELATOR FRANCISCO AUGUSTO DA FONSECA REGALLA. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL, 1888. DE 21X14 CM. COM 123 PÁGS., [5] MAPAS DESDOBR. E.

Valioso e invulgar subsídio para o estudo da Ria de Aveiro em finais do século XIX, das suas indústrias, das espécies piscícolas e vegetais nela encontradas e da pesca que nesta laguna existente na região de Aveiro, entre Ovar e Mira, se realizava.

“Tendo sido incumbidos da redação de um projeto de regulamento para a polícia da pesca e apanha do moliço na região de Aveiro, fomos autorizados a percorrer esta grande bacia, a fim de colher os dados e as informações necessárias para o bom desempenho de semelhante encargo. Usando da autorização concedida, cumpria-nos e estudar as duas indústrias durante a sua atividade, conhecer os processos empregados, a sua organização social e económica, para avaliar a importância delas, como fontes de trabalho, e a influência que exercem sobre a produção animal e vegetal da Ria”.

Edição ilustrada à parte, em folhas de dobráveis de grande dimensão, coloridos à mão, com um mapa na Ria d’Aveiro, a planta do posto policial da Ria e edificar e vários esquemas reproduzindo métodos de pesca artesanal, como: tresmalha, botirão, chincha, etc.

Encadernação inteira de percalina de produção recente, com títulos e ferros gravados a ouro sobre a lombada; com leve aparo em todos os cortes, conservando a capa da brochura frontal. [exemplar limpo, apenas de notar ocasionais picos de acidez próprios do papel no miolo e a capa da brochura empoeirada]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em