A Senhora da Berlinda.

11,00€

A Senhora da Berlinda.

11,00€
1

PENTEADO, Pedro (1999) A Senhora da Berlinda. Devoção e aparato do Círio da Prata Grande à Virgem de Nazaré. Prefácio de D. Manuel Clemente. Ericeira: Mar de Letras. De 21x14 cm. Com 139, [4] págs. Ilust. B.

O presente trabalho da autoria do Director dos Serviços de Arquivística do IAN/TT e docente da UNL, sobre o Círio da Prata Grande, traz-nos mais um valioso contributo para o entendimento do sentido deste tipo de manifestações da nossa religiosidade popular e para o conhecimento histórico-religioso-popular daquele que foi o mais importante e prestigiado círio à Senhora da Nazaré, em Portugal: o Círio da Prata Grande, que pelos menos de há cerca de três séculos, se deslocava todos os anos, em romaria, ao santuário do Sítio (Nazaré). Ilustrado com fotografias e gravuras antigas.

Das Memórias... do 4.º Conde de Mafra (professor Thomaz de Mello Breyner): “Em princípios de setembro partia o Círio para a Nazareth. A pequena imagem de Nossa Senhora, carregada de cordões de oiro, ia n’ uma berlinda (…) puxada por dois machos guiados por um boleeiro e com um moço da tábua”.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em