A VELHICE DO PADRE ETERNO

22,26€

A VELHICE DO PADRE ETERNO

22,26€

JUNQUEIRO, GUERRA (1967) A VELHICE DO PADRE ETERNO (COM UM ESTUDO DE CAMILO CASTELO BRANCO) PORTO: LELLO & IRMÃOS- EDITORES. DE 19X12 CM. COM XXXII, [2], 196 PÁGS. E.

Dado à estampa originalmente em 1885, «A Velhice do Padre Eterno» é uma das mais célebres e polémicas obras poéticas portuguesas e, de toda a bibliografia de Junqueiro, a que maior número de edições regista. O livro suscitou grande polémica no momento da sua publicação e é apontada como monumento da crítica anticlerical e como denúncia do farisaísmo.

O estudo de Camilo Castelo Branco é uma notável análise da obra e um defesa do seu autor, dele respingamos o breve trecho: “Neste livro, escrínio de pedraria preciosa, a uma jóias fulvas de cintilações ferinas como pupilas de feras assanhadas; há outras rubras como grumos de sangue a esvurmar de feridas insanáveis no peito dos netos de Caim, filho de nosso avô Adão; há os reflexos em glaucos esmeraldinos que verdejam como as escoriações dos esfacelos putredíneos…”.

Bela encadernação meia francesa em carneira, cuidadosamente decorada na lombada com nervos, finos ferros a ouro e rótulos com títulos; corte da cabeça carminado, única margem o efeito aparada; capas da brochura e lombada preservadas. Ex-libris heráldico colado no verso da pasta. Bom exemplar.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em