ALBUQUERQUE, CAETANO D՚ ANDRADE (1869) HORAS DE ESTUDO. COIMBRA: IMP. DA UNIVERSIDADE. DE 19X12 CM. COM XIX, [1], 342, [2] PÁGS. E.
Caetano de Andrade Albuquerque Bettencourt (1844-1900), rico terra-tenente açoriano, doutorou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1870, apresentando a tese «O Direito dos Operários».
Horas de Estudo, o primeiro livro do autor, reúne trabalhos sobre história, religião, filosofia do direito, economia, educação e administração pública. Neles se denota a já grande ilustração do seu autor, bem como, os princípios do seu pensar e acção que viria a aplicar na vida pública, principalmente como político e autonomista (foi Deputado, Par do Reino, Presidente da Câmara Municipal, etc.).
Alguns dos assuntos: «Influência do cristianismo na civilização romana»; «Instrução pública»; «Ingerência do Estado na emissão das notas de banco»; «O pauperismo e a colonização agrícola»; «Da liberdade de cultos com a Carta Constitucional Portuguesa»; «Análise do celibato clerical»; «Agricultura (drenagem e irrigação)».
Exemplar VALORIZADO COM DEDICATÓRIA do punho do autor para o “(…) amigo e contemporâneo na Universidade, António de Sousa Pinto Cardoso Machado”.
Encadernação em meia inglesa de pele com singelos ferros a ouro na lombada; aparado e sem capas. [miolo com acidez nas primeiras e últimas folhas; ínfimo corte de traça na parte superior junto à lombada, na folha de guarda e anterrosto (não ultrapassa 3mm)].