ÂFORAS ROMANAS EM PORTUGAL

5,30€

ÂFORAS ROMANAS EM PORTUGAL

5,30€

FABIÃO, CARLOS (1989) SOBRE AS ÂNFORAS DO ACAMPAMENTO ROMANO DA LOMBA DO CANHO (ARGANIL). LISBOA: INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. DE 25X19 CM. COM 161, [2] PÁGS. ILUST. B.

“O acampamento Romano da Lomba do Canho é um sítio arqueológico que foi identificado em 1956 o João de Castro Nunes. Embora a área escavada ainda seja insuficiente, parece tratar-se de um local onde se instalou um pequeno destacamento militar, provavelmente encarregue do policiamento e controlo da região, onde existem significativos recursos mineiros. Parece ter conhecido uma ocupação única, circunscrita a meados do século I a. C.

Por constituírem preciosos indicadores para o estudo da alimentação do destacamento militar estacionado na Lomba, o conjunto de ânforas recolhido merece uma especial atenção. Nele estão representadas as importações de vinho produzido na Península Itálica, embora o grosso dos alimentos importados pareça ser originário das regiões mais ocidentais, particularmente na área da Península Ibérica. Tal é comprovado pela amostra recolhida. Entre as produções ocidentais, avulta uma classe de ânforas romanas de provável fabrico peninsular, cuja classificação aqui se ensaia pela primeira vez”.

Ilustrado com mapas e desenhos

Nota: capa da brochura e cortes das folhas com desgaste e alguma sujidade.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em