ARTE DE CANTO CHÃO

15,00€

ARTE DE CANTO CHÃO

15,00€
1

TALÉSIO, PEDRO - ARTE DE CANTO CHÃO & FERNANDES, ANTÓNIO, – ARTE DE MUSICA DE CANTO DORGAM, E CANTO CHAM, & PROPORÇÕES DE MUSICA. COORDENAÇÃO DE RUI VIEIRA NERY. LISBOA: CÍRCULO DE LEITORES, 2019. DE 24X15 CM. COM 405, [8] PÁGS. E.

“O presente volume da colecção Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa não contêm, ao contrário do que porventura se poderia esperar do título da série, os primeiros tratados de teoria musical publicados em Portugal ou sequer os mais antigos manuais impressos deste género devidos a um autor português. … Optou-se antes pelos dois primeiros tratados teórico-musicais simultaneamente da autoria portuguesa inequívoca, escritos em português e publicados em Portugal - A Arte de Canto Chao de Pedro Talésio (Coimbra, Diogo Gomes Loureiro, 1618), e a Arte de Música de António Fernandes (Lisboa, Pedro Crasbeeck, 1626).

Antecede a transcrição das obras, um estudo introdutório do professor Rui Vieira Nery, intitulado: «O papel dos manuais de iniciação na teoria musical portuguesa dos alvores do século XVII»; e 2 estudos sobre as obras impressas da autoria de Mariana portas, intitulados respetivamente: «Pedro Talésio: tratado-repertório de cantochão como testemunho da reação da teoria musical Europeia; «António Fernandes: músico prático erudito». N.º 16 da interessante colecção «Obras pioneiras da cultura portuguesa». Cartonagem editorial. [ex. como novo]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em