AS BANDAS DE MÚSICA EM BRAGA NOS SÉC. XIX E XX.

13,00€

AS BANDAS DE MÚSICA EM BRAGA NOS SÉC. XIX E XX.

13,00€

LESSA, Elisa (2019) De créditos firmados: AS BANDAS DE MÚSICA EM BRAGA NOS SÉC. XIX E XX. Braga: Município de Braga. De 24x17 cm. Com 204 págs. E.

“Na introdução da presente publicação traçam-se em síntese práticas de sociabilidade, de cultura e de lazer nas principais cidades do país suportadas por inúmeras bandas de música civis e militares que atuavam em diferentes contextos, nomeadamente em jardins e praças, em que o coreto surgia em lugar de destaque.

No primeiro capítulo destaca-se a atividade musical das bandas de música evidenciando a sua importância no contexto sociocultural da urbe. Segue-se um segundo capítulo que aborda a presença e o papel das bandas de música naquela que é a festa da cidade: o São João de Braga.

No capítulo seguinte revela-se o percurso de vida e produção musical dos principais regentes compositores e, em especial, o repertório musical relacionado ao dedicado a Braga. Os restantes capítulos dizem respeito a um esboço da história de seis bandas existentes na urbe bracarense na época em estudo, apresentando ainda algumas notas sobre bandas de música que subsistiam fora do tecido urbano. O último capítulo é dedicado à vida da banda musical de Cabreiros seguida de uma visão preliminar do seu espólio musical”.

Edição de muito cuidada realização gráfica, em bom papel, densamente ilustrada com reprodução de fotografias antigas, recortes de notícias (jornais e revistas) e pautas musicais. Cartonagem editorial. [ex. como novo]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em