AS POLÉMICAS DE CAMILO III

8,48€

AS POLÉMICAS DE CAMILO III

8,48€

CABRAL, ALEXANDRE [1967] AS POLÉMICAS DE CAMILO III. LISBOA: PORTUGÁLIA EDITORA. DE 21X13CM. COM 502-[4]PÁGS. ILUSTR.B.

"Na altura em que, por mérito próprio, Camilo Castelo Branco obtinha dos seus contemporâneos o glorioso título de "primeiro romancista da Península" (...) alastrava a todas as partes do Reino, sem excluir o Brasil, a fama legendária da sua terrível "marreta de ferro", pacientemente temperada no fogo de inúmeros e aguerridos prélios literários, nem sempre circunscritos ao inocente comércio da palavra escrita. Com efeito, algumas das suas pendências se saldaram com deploráveis incidentes agressivos: cabeças rachadas (polémica com Novais Vieira - 1850/51); cenas de tiro (polémica sobre a desavença conjugal do Barão do Bolhão - 1852); ameaças de duelo (polémica com Cipriano Jardim - 1879), etc., o que parece significar que para Camilo - um devotado partidário da Tradição - a arte da polémica ainda não se desvinculara totalmente da arte da guerra. (...)"Intodução

Recolha, prefácio e notas de Alexandre Cabral. Capa de João da Câmara Leme. Ilustrado com retratos de Camillo e reproduções de jornais da época.

Índice: Polémica com o "Jornal do Povo"; Polémica com António aires de Gouveia; Polémica com Januária d’ Azevre e Ruibarbo; Polémica com João augusto Novais Vieira; Polemica com D. Miguel Sotto-mayor e Azeredo; Polémica com Silvo Túlio.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em